sábado, 20 de março de 2010

Ano Liturgico - 01 - 2010

Paróquia Santa Maria Mãe
Comunidade Santa Luzia / Igapó – Divino Espírito Santo
Nome:___________________________________________________Data:______/_____/_______

ANO LITÚRGICO

O Ano Litúrgico é o período de doze meses, dividido em tempos litúrgicos, onde se celebram como memorial, os mistérios de cristo, assim como a memória dos Santos.
A Igreja Católica possui um calendário anual chamado de calendário litúrgico que tem por objetivo orientar a liturgia e universalizar as festas e datas importantes da vida cristã. Este calendário possui três grandes tempos:

• O Tempo Pascal;
• O Tempo de Natal;
• O Tempo Comum;


1. DIFERENÇA ENTRE O ANO CIVIL E O ANO LITÚRGICO

O Ano litúrgico ou calendário Litúrgico é o tempo que marca as datas dos acontecimentos da história da salvação. Não é como o ano civil, que começa em 1º de janeiro e termina em 31º de dezembro, o ano litúrgico começa no 1º domingo do advento (preparação para o natal) e termina no último sábado do tempo comum, que é na véspera do 1ºdomingo do advento.
Enquanto no ano civil se comemoram fatos passados que aconteceram uma vez e não acontecerão mais, (muito embora esses fatos influenciem a nossa vida até os dias de hoje), no Ano litúrgico, além da comemoração, vivemos na atualidade, no dia-a-dia de nossas vidas, todos os aspectos da salvação realizada por cristo. A celebração dos acontecimentos da salvação é atualizada, tornada presente na vida atual de nós cristãos.


2. ORGANIZAÇÃO DO ANO LITÚRGICO

Com base no que foi comentado acima podemos perceber que existiu a necessidade de se organizar essas comemorações. E assim a igreja fez, ao longo de séculos, estabelecendo um calendário de datas a serem seguidas, que ficou sendo denominado de “Ano Litúrgico” ou “Calendário Litúrgico”.
O ano litúrgico é composto de dias, e são santificados pelas celebrações litúrgicas do povo de Deus, principalmente pelo Sacrifício Eucarístico. Esses dias são chamados de dias litúrgicos.
O Domingo é o dia do Senhor e é o principal dia de festa. A Igreja, também estabeleceu uma seqüência de leituras bíblicas que se repetem de três em três anos, nos domingos e nas solenidades, chamada de Rito Romano. As leituras dos dias litúrgicos são divididas em anos A, B e C. No ano “A” lêem-se as leituras do evangelho de Jesus, segundo São Mateus; no ano “B” segundo São Marcos e no ano “C”, segundo São Lucas. Já o evangelho de Jesus segundo São João é reservado para ocasiões especiais como grandes Festas e Solenidades. No Tempo comum, há leituras diferentes para os anos pares e ímpares, tirando o Evangelho, que se repete ano a ano. Deste modo, de três em três anos, se acompanharem a liturgia diária, terão lido quase toda a bíblia.









3. DIVISÃO DO ANO LITURGICO

TEMPO DO ADVENTO

O tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que comemoramos a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, se voltam os corações para a expectativa da segunda vinda de cristo no fim dos tempos. Por esse duplo motivo, o tempo do advento se apresenta como um tempo de piedosa expectativa da vinda do messias, além de se apresentar como um tempo de purificação da vida.
O tempo do Advento inicia-se quatro domingos antes da solenidade do Natal e termina no dia 24 de dezembro, terminando na comemoração do nascimento de Cristo. É um tempo de festa, mas de alegria moderada.

COR: Roxa
INÍCIO: 4 domingos antes do Natal TÉRMINO: 24 de dezembro a tarde.
ESPIRITUALIDADE: Esperança e purificação da vida.
ENSINAMENTO: Anúncio da vinda do messias.

TEMPO DO NATAL

Após a celebração anual da Páscoa, a comemoração mais importante para a igreja é o Natal do senhor e suas primeiras manifestações, pois o natal é um tempo de fé, alegria e acolhimento do Filho de Deus que se fez homem. O tempo do Natal vai da véspera do Natal de nosso Senhor até o domingo depois da festa da Epifania, em que se comemora o Batismo de Jesus. No ciclo do Natal são celebradas as festas da Sagrada Família, de Maria, mãe de Jesus e do Batismo de Jesus.

COR: Branca
INÍCIO: 25 de Dezembro TÉRMINO: Na festa do batismo de Jesus.
ESPIRITUALIDADE: Fé, alegria e acolhimento.
ENSINAMENTO: O filho de Deus se fez Homem.

 EPIFANIA: É Celebrada no domingo seguinte ao Natal e dura 3 semanas. É uma festa que lembra a manifestação de Jesus como Filho de Deus.

TEMPO COMUM

1ª PARTE

COR: Verde
INÍCIO: 2ª feira após o batismo de Jesus. TÉRMINO: Véspera da quarta-feira das cinzas.
ESPIRITUALIDADE: Esperança e escuta da palavra.
ENSINAMENTO: Anúncio do reino de Deus.

 1ª parte: Começa após o batismo de Jesus e cada na terça antes da Quarta-Feira de cinzas.

TEMPO QUARESMA

O tempo da Quaresma é um tempo forte de conversão e penitência, jejum, esmola e oração. É um tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, e dura cerca de quarenta dias. Neste período não se diz o Aleluia, nem se colocam flores na igreja, não se devem ser usadas muitos instrumentos e não se canta o Glória a Deus nas alturas, para manifestações de alegria sejam expressas de forma mais intensa no tempo que se segue, a páscoa. A Quaresma inicia-se na quarta-feira de Cinzas, e termina na manhã de Quinta-Feira Santa.


TRÍDUO PASCAL

O Tríduo pascal começa com a Missa da Santa Ceia do Senhor, na Quinta-Feira Santa. Neste dia, é celebrada a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e comemora-se o gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés dos discípulos.
Na Sexta-Feira Santa celebra-se a paixão e morte de Jesus cristo. É o único dia do ano que não tem Missa, acontece apenas uma Celebração da palavra chamada de “Ação ou Ato Litúrgico”.
Durante o Sábado Santo a igreja não exerce qualquer ato litúrgico, permanecendo e contemplação de Jesus morto e sepultado.
Na noite de Sábado Santo, já pertence ao Domingo de páscoa, acontece a solene vigília pascal. Conclui-se, então, que o tríduo pascal compreende a Quinta-feira, Sexta-feira e o Sábado Santo, que prepara o ponto máximo da páscoa: o Domingo da Ressurreição.

PÁSCOA

Este tempo é marcado a partir do Domingo de Páscoa, a data mais importante da liturgia católica. Este domingo é o primeiro domingo de lua cheia do mês de Nissan correspondendo ao calendário luni-solar, utilizado pelos hebreus na época da Ressurreição de Cristo.
A Festa da Páscoa ou da ressurreição do Senhor, se estende por cinqüenta dias entre o domingo da páscoa e o domingo de Pentecostes, comemorando a volta de cristo ao pai, na Ascensão, e o envio do Espírito Santo.
Estas sete semanas devem ser celebradas com alegria e exultação, como se fosse um só dia de festa, ou, melhor ainda, como se fossem um grande domingo, vivendo uma espiritualidade de alegria no Cristo ressuscitado e crendo firmemente na vida eterna.
A Igreja celebra a Páscoa todos os dias durante a missa, onde novamente cristo se dá para todos nós na forma de pão e vinho, mas reserva o mesmo período em que ela de fato ocorreu, para a celebração especial da Semana Santa. Não é uma simples comemoração ou uma lembrança é uma celebração onde tudo se renova tudo acontece de novo, e para qual o cristão deve se preparar.

COR: Branca
INÍCIO: Quinta-feira Santa (Tríduo Pascal) TÉRMINO: No dia de Pentecostes
ESPIRITUALIDADE: Alegria em cristo Ressuscitado
ENSINAMENTO: Ressurreição e vida eterna.

 PENTECOSTES: É celebrado 50 dias após a Páscoa. Jesus ressuscitado volta ao pai e nos envia o paráclito = Espírito Santo.

TEMPO COMUM

2ª PARTE

COR: Verde
INÍCIO: Segunda-feira após o Pentecostes. TÉRMINO: Véspera do 1ºdomingo do Advento.
ESPIRITUALIDADE: Vivência do Reino de Deus.
ENSINAMENTO: Os cristãos são o sinal do Reino.

 2ª Parte: Começa na segunda após pentecoste e vai até o sábado anterior ao 1ºdomingo do advento.

Ao todos são 34 semanas. É um período sem grandes acontecimentos. É um tempo que nos mostra que Deus se fez presente nas coisas mais simples. É um tempo de esperança e acolhimento da palavra de Deus.

“O tempo comum não é tempo vazio. É tempo da igreja continuar a obra de cristo nas lutas e nos trabalhos pelo reino”. (CNBB - Documentos 43, 132)

4. CORES LITURGICAS

Quando vamos á igreja, notamos que o altar, o tabernáculo, o ambão, e até mesmo e a casula usadas pelo sacerdote, combinam todos com uma mesma cor. Percebemos também que, a cada semana que passa, essa cor pode permanecer a mesma ou variar. Se acontecer de no mesmo dia irmos a duas igrejas diferentes, comprovaremos que ambas usam a mesma cor, com exceção é claro, da igreja que celebra o seu padroeiro. Na verdade, a cor usada certo dia é válida para a Igreja em todo mundo, que obedece a um mesmo Calendário Litúrgico. Conforme a missa do dia indicado pelo calendário, fica estabelecida uma determinada cor.
Desta forma, concluímos que as diferentes cores possuem algum significado para a igreja: elas visam manifestar externamente o caráter dos Mistérios celebrados e também a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do Ano litúrgico. Manifesta também, de maneira admirável, a unidade da igreja. No início havia certa preferência pelo branco. Não existiam ainda as chamadas cores litúrgicas. Estas só foram fixadas em Roma no século XII. Em pouco tempo, devido ao seu alto valor teológico e explicativo, os cristãos do mundo inteiro aderiram a esse costume, que tomou assim, caráter universal. As cores litúrgicas são sete, como veremos a seguir.

• BRANCO: Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza. É usada na Páscoa, no Natal, nas solenidades e festas do senhor, nas festas de Nossa Senhora, de São João evangelista (apóstolo) e dos Santos (exceto dos apóstolos e dos mártires).

• VERMELHO: Lembra o fogo do Espírito Santo e também o sangue. É a cor usada na liturgia dos apóstolos (exceto S. João evangelista), dos mártires, no Domingo de Ramos, na Sexta-Feira Santa e no dia de Pentecostes.

• VERDE: Simboliza o crescimento e a esperança. É usada no Tempo Comum.

• ROXO: É símbolo da penitência e da conversão. É usada nos tempos do Advento e da Quaresma, e também nas Missas dos Fiéis Defuntos e no sacramento da confissão.

• PRETO: É sinal de tristeza e luto. Antigamente era usada na Sexta-Feira Santa simbolizando o luto pela morte de cristo.

• ROSA: A cor rosa pode ser usada no 3ºdomingo do Advento e no 4º domingo da Quaresma. Simboliza uma breve pausa, certo alívio no rigor da penitência da Quaresma e na preparação do Advento.

• DOURADA: Substitui qualquer uma das outras cores.


5. CÁLCULO DO ATUAL ANO LITÚRGICO

O Ano litúrgico passa por três ciclos, também chamado de anos A, B, C. A cada ano tem uma seqüência de leituras próprias, ou seja, leituras para o ano A, ano B e para o ano C. Para saber de que ciclo é um determinado ano, parte-se deste princípio: o ano que é múltiplo de 3 é do ciclo C.
Pra saber se é um número é múltiplo de 3, basta somar todos os algarismos, e se o resultado for múltiplo de 3, o número também o é:

EXEMPLO:

• 1998 é 1+9+9+8 = 27 (é múltiplo de três) logo é ano C.
• 1999 é 1+9+9+9 = 28 (27+1) = Ano A
• 2000 é 2+0+0+0 = 2 = Ano B
• 2001 é 2+0+0+1 = 3 = Ano C
• 2002 é 2+0+0+2 = 4 = 4 (3+1) = Ano A
• 2008 é 2+0+0+8 = 10 (9+1) = Ano A

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